terça-feira, 24 de julho de 2012

Dicas para estudantes de moda

Quando se é estudante de moda são várias as perguntas e dúvidas sobre a profissão, dias atrás achei
no site ModaSpot um espaço de interação com alguns dos mais conceituados profissionais de moda do país, lá você pode fazer perguntas profissionais para vários estilistas como Samuel Cirnansck, Graça Ottoni, Andrea Marques, Fernanda Yamamoto, Fause Haten entre outros. Achei super interessante, porque sempre aprendemos com a experiência dos outros. 

As últimas respostas publicadas foram do estilista Dudu Betholini da Neon.

 
Sou estudante de moda e admiro muito o trabalho da Neon, mas sei que muito mais do que um estilista, hoje o designer precisa ser um ótimo empreendedor. Por exemplo, sou extremamente criativo, mas não sei como transformar isso em um produto de venda. Para quem está iniciando, qual seria o melhor caminho profissional a ser procurado para auxiliar nessa questão?"O primeiro passo para começar a produzir é trabalhar em ideias que prevejam realização. Se você tem uma boa ideia e não tem nenhuma maneira de realiza-la, ela não é uma boa ideia. É algo utópico. O segredo é usar as ferramentas que você tem em mãos e transformar, parafraseando Regina Guerreiro, o banal em especial. Use os recursos que estão ao seu alcance e, a partir disso, comece a criar. Também é muito importante fazer pesquisas de mercado para saber o que esta acontecendo no mundo, pois assim é mais fácil criar um produto que se adeque ao mercado.


Sou um grande fã da Neon, suas coleções são lindíssimas e as tendências vistas facilmente nas ruas. Para você, o que faz um estilista ser lembrado pelo público?"Identidade, sem dúvida, é o que faz um estilista ser lembrado e identificado. Hoje vivemos um momento muito plural na moda. Já não existe certo e errado. A moda não dita o que você deve usar, ela te dá caminhos para aprimorar seu estilo pessoal. Não existe uma única regra de moda que se sustente como certo ou errado. Assim, uma personalidade única é a característica necessária para se destacar neste mercado plural e contraditório.

Minha grande curiosidade é sobre as estampas. Como é a escolha e o processo criativo (formas, cores, etc..) e em qual momento decidem que é essa estampa que vai entrar na coleção?Quais programas, máquinas ou profissionais que passam a estampa para o tecido?"O desejo por determinadas estampas aparece de acordo com o tema de cada coleção, mas não somos nós que as desenhamos. Fazemos colaborações com artistas plásticos - já trabalhamos com mais de 50 artistas das mais variadas técnicas durante a nossa historia. Primeiro, conhecemos o trabalho dos artistas. Realizar esta curadoria é uma das partes mais prazerosas do trabalho. Depois, fazemos uma ponte entre o que nós buscamos na coleção e o trabalho do artista escolhido, desafiando-o para que faça algo único, mas que ainda assim esteja dentro de seu universo criativo. Procuramos flertar e trabalhar com a sua técnica e incorporá-la. O próximo passo é a computadorização e vetorização da arte original. É um processo onde o desenho é escaneado e tem as cores separadas. Cada cor se torna um canal e cada canal se torna uma tela de estamparia." 

Qual foi a grande dificuldade da dupla para se estabelecer no mercado de moda?"Não e fácil para ninguém se estabelecer em nenhuma área. Existe uma mistura necessária em qualquer campo profissional: trabalho e ousadia. Trabalho porque, efetivamente, realizar as coisas é trabalhoso. Por exemplo, o primeiro desfile da Neon aconteceu na sala da minha casa e foi totalmente produzido por mim e pela Rita. Através dele conseguimos vender 500 peças, um número que jamais imaginávamos. Ali, provávamos que não tínhamos medo de trabalhar. Já a ousadia é necessária para que você comunique algo único, pois na moda e em qualquer área de criação é necessário ter um diferencial, uma identidade, algo que te torne um profissional único. Caso você não tenha, dificilmente irá se estabelecer no mercado. As dificuldades se apresentam a cada dia, e vão mudando de proporção. Os desafios são diários, constantes e mutantes."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Flickr Widget

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...