segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Emprego não falta para quem é bom

Em um mercado de trabalho competitivo é cada vez maior a dificuldade de conseguir uma colocação, pensando nisso encontrei uma matéria no site da Patrícia Lima editora-chefe da Revista Catarina, onde ela dá dicas para se apresentar melhor em uma entrevista de emprego!

1. Conheça a empresa que você busca.

Antes de entrar em contato ou ir na entrevista de emprego, pesquise muito sobre a empresa. É importante que conheça os produtos oferecidos, clientes atendidos e, principalmente, o caminho que a empresa vem percorrendo (nosso querido amigo Google é o parceiro ideal para isso). Não há nada mais desanimador para quem está entrevistando do que ter que explicar informações básicas para o interessado. Ler o site da empresa é o mínimo que você deve fazer. Conheça os concorrentes também, em uma conversa longa, tenho certeza de que isso o ajudará a demonstrar interesse na vaga. Prepare-se para todas as perguntas possíveis e tenha na ponta da língua a sua resposta sobre o motivo de você querer trabalhar naquela empresa.

2. Aproveite o email para antecipar seu interesse.

Se você for encaminhar seu currículo por email, nunca envie sem nada escrito no corpo do email, isso parece pouco caso e passa a impressão de que você está atirando para todos os lados. Mas também cuide para não escrever um livro com informações desnecessárias. Um parágrafo bem escrito pode ajudar muito na seleção do seu nome para uma entrevista.


3. Caráter é mais valioso que currículo


Nas empresas voltadas para criação, que trabalham com uma equipe menor, nem sempre o curriculo está acima de tudo. Quando não está em jogo o volume de produção e sim a diferença que a atuação daquele profissional fará na equipe, o caráter e a energia da pessoa conta muito no momento da contratação. Por isso lembre de ser você mesmo, sorria e seja transparente. Sempre que entrevisto alguém, deixo o curriculo de lado e tento perceber a essência da pessoa, porque aqui na Catarina mais vale o comprometimento, a vontade de crescer e o perfil empreendedor do que toda a experiência do mundo confirmada por um curriculo.


4. Não tenha medo de trabalho


O que mais afasta a chance de contratação é demonstrar que você tem limite de envolvimento, com medo de trabalhar demais. Nenhum empresa que preza pela equipe e qualidade de vida de todos ( um dos valores da Catarina) irá explorar as pessoas que vestem a camisa da empresa, pelo contrário. O que quero dizer com “medo de trabalho” é a forma de pensar e agir. Quando você está em uma empresa criativa, onde seu produto é a inovação, saiba que o seu escritório é a sua mente. Ou seja, você não desliga nunca mais. Cada filme que você vê, lugar por onde passa, informação que absorve… passa ser instrumento de trabalho. Então você não precisa estar na empresa, durante o seu expediente para criar. Compartilhe seu conhecimento e através disso provará toda sua transparência e competência. Trabalho também são as atitudes no dia a dia, por isso não tema nada disso, quando estiver em algum lugar vivencie tudo da maneira mais apaixonada possível.


5. Saiba o que você realmente quer


Não entre em alguma empresa para “experimentar”. Entre para participar, agregar e contribuir. Se você ainda não tem certeza do que busca para a sua vida, com certeza não fará parte da equipe da forma de deveria. Ouço muitas vezes aqui na minha sala, pessoas dizendo: ” Amo moda, mas ainda não sei onde quero atuar.” Como posso contratar alguém que não sabe o que quer ainda? Empresas criativas não são escolas/ faculdades, há que se entender que mesmo com toda a liberdade que existe em uma empresa que trabalha de forma multi-disciplinar, ainda assim é uma empresa. Temos metas, objetivos a cumprir, produtos a entregar… O aprendizado de todos é constante, também é natural que ao longo das diferentes formas de atuação, a equipe vá se moldando de diferentes maneiras. Mas nenhuma empresa vai contratar um profissional que ainda se questiona onde quer chegar ou o que quer fazer.


6. Seja você mesmo


É muito comum as pessoas se preocuparem com a forma de se vestir em uma entrevista de emprego. Imagine então quando se trata de uma empresa de comunicação de moda, essa preocupação dobra. Mas posso garantir que o mais importante é vir vestido de você mesmo. Sem personagem construído e nem produção montada. Não será o seu look que irá garantir a vaga. Será a imagem como um todo, por isso apresente da maneira que você realmente é e gosta de ser interpretado pela sociedade.


7. Não mande curriculo com foto ( to falando muito sério)


Gente, não sei em outras áreas. Mas posso afirmar que aqui o mais importante é a inteligência, caráter, criatividade, pró-atividade e não precisamos saber antecipadamente como você é através de uma foto 3X4.


8. Fale de dinheiro abertamente


Sempre fica uma saia justa quando se pergunta da pretensão salarial, porque as pessoas ficam desconfortáveis ao falar de dinheiro. Não fique! Fale tranquilamente e demonstre o seu ideal. Se isso estiver longe das possibilidades da empresa, você pode negociar e até sugerir uma proposta em que você comece ganhando menos e ao decorrer da sua evolução na empresa e da atuação esse valor seja alterado. Tudo isso negociado antes da contratação, assim não gera a expectativa de ganhar um aumento ou não. Estou sugerindo uma negociação antecipada de salário.


9. Saiba da sua competência


No mercado em que estamos, não falta emprego, falta qualificação. As empresas buscam desesperadamente bons profissionais, que sejam um pacote irresistível. Porque só há desemprego para aquele que não constrói sua marca própria e não agrega valor a si mesmo. Está cada vez mais comum empresas buscarem profissionais que já estão em outras empresas, ignorando as pilhas de curriculos em suas gavetas.


10. Informe-se sobre o mundo


E de nada adianta todas as dicas acima se você não estiver conectado em tudo em que acontece no mundo. Amar moda e ignorar economia? Entender tudo de tendências e não acompanhar a política do próprio país? Impossível! Por isso esteja sempre a par das notícias mais representativas.


11. Seja Multi


Busque ser bom em várias frentes, sempre especializado na área que você gosta. Mas a versatilidade é fundamental na construção da sua carreira, pense nisso como uma das maiores vantagens que você pode conquistar para si mesmo. Além de o colocar à frente de outros candidatos, é instigante o aprendizado constante.

Pense nessa fórmula simples, mas que pode ser mágica: 
Curiosidade + Aprendizado = Vantagem competitiva.

Flickr Widget

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...